Ônibus elétricos são tendência no Brasil

Ônibus elétricos são tendência no Brasil
Foto de ônibus elétrico

Nos últimos dois anos, diversas cidades brasileiras anunciaram a intenção de contar com ônibus elétrico na frota de seus respectivos transportes coletivos.

Diante deste movimento nacional pela sustentabilidade e melhoria do transporte público no Brasil, vale a pena entender o funcionamento do ônibus elétrico, suas vantagens e desafios para a mobilidade urbana. Então, leia o artigo da CWBUS até o final para ficar por dentro das tendências!

Como funciona o ônibus elétrico?

O ônibus elétrico utiliza baterias recarregáveis em vez de combustíveis fósseis. No motor, a energia elétrica armazenada pelas baterias é convertida em energia mecânica, movendo o ônibus. O tempo de autonomia e a capacidade de passageiros dependem de cada modelo.

Quais são os benefícios do ônibus elétrico?

O ônibus elétrico proporciona os seguintes benefícios para o transporte público:

  • Menor impacto ambiental: não emite gases de efeito estufa, não polui o ar e produz um baixo nível de ruído sonoro;
  • Maior eficiência energética: o motor elétrico converte mais energia em trabalho mecânico que o motor movido a combustão. Alguns veículos elétricos também possuem sistemas de controle e recuperação energética;
  • Custos operacionais mais baixos a longo prazo: apesar de ter um custo de aquisição três vezes mais alto, o custo de operação é menor que o de um ônibus a diesel;
  • Mais satisfação aos passageiros: por não ter motor a combustão, o ônibus elétrico vibra muito menos, aumentando a sensação de conforto a bordo.

Foto de ônibus elétrico em Curitiba

Cidades que já aderiram ao ônibus elétrico

Diversas cidades já aderiram a frotas elétricas ou já começaram testes para incluírem os veículos no transporte da cidade. Conheça alguns exemplos.

Curitiba

Em Curitiba, capital paranaense, a prefeitura investiu R$ 317 milhões na aquisição de 70 ônibus elétricos. Os veículos já foram testados e já estão rodando. A iniciativa faz parte de um projeto de descarbonização da prefeitura em parceria com a Copel, a empresa de energia paranaense.

Salvador

Em 2022, Salvador chegou a ter a maior frota de ônibus elétricos do país. A empresa chinesa BYD entregou 20 ônibus elétricos para a cidade — o primeiro lote entregue pela empresa no Brasil. Uma fábrica da BYD também está sendo construída em Camaçari, na Bahia, facilitando a chegada de mais veículos.

Manaus

Manaus conta com ônibus elétricos em sua frota desde 2023. O primeiro veículo começou a rodar em setembro de 2023 e fez parte de uma frota de 14 ônibus elétricos da marca Eletra, que compõe atualmente o transporte público da cidade.

Goiânia

A cidade de Goiânia recebeu este ano o primeiro ônibus elétrico super articulado do mundo. O modelo da marca chinesa BYD tem autonomia de 250 km, 23 metros e começou a rodar em fevereiro de 2024. 

A chegada deste modelo foi um passo a mais na descarbonização da frota, que já conta com uma grande quantidade de ônibus elétricos. 

Vargem Grande

A cidade de Vargem Grande ganhou destaque nacional por se tornar a primeira a ter frota 100% elétrica, lançada em abril de 2024 e com fabricação nacional, produzida em São Bernardo do Campo.

Os desafios da implantação de ônibus elétricos no Brasil

Apesar dos benefícios inquestionáveis, as cidades enfrentam alguns desafios na implementação da eletromobilidade no transporte coletivo.

Custo de aquisição mais alto

Como mencionamos anteriormente, o custo de compra do veículo elétrico ainda é mais alto do que o do ônibus convencional (cerca de três vezes mais caro). Por isso, programas de financiamento são essenciais para viabilizar essa aquisição.

Em maio de 2024, o governo federal anunciou um investimento de R$10,5 bilhões para a renovação de frotas, incluindo a compra de ônibus elétricos para 98 municípios.

Infraestrutura de eletropostos

Para que os ônibus circulem de maneira satisfatória, as garagens precisam contar com uma infraestrutura adequada, com energia suficiente para recarregar os ônibus com rapidez, sem que isso afete o sistema elétrico urbano.

Governança e gestão

Todo o planejamento do sistema de recarga, bem como o monitoramento e a operação dos ônibus, depende de uma boa gestão do Poder Público e das empresas operadoras do transporte público.

É neste pilar que a CWBUS atua, oferecendo suporte e construindo propostas viáveis de melhoria da mobilidade urbana.

O que esperar para os próximos anos?

O presidente executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, acredita que boa parte das frotas de transporte coletivo no Brasil será elétrica. 

Além de ser tendência internacional rumo à sustentabilidade, essa medida vai reduzir os custos a longo prazo e melhorar a qualidade do serviço, o que é essencial para atrair mais passageiros, segundo ele.

Na capital paranaense, a meta é operar 33% do transporte público com veículos de energia limpa até 2030 e 100% até 2050, segundo o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

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