CWBUS promove painel sobre eletromobilidade no Connect Week Summit

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A CWBUS promoveu um painel nesta quarta-feira (19) sobre a implantação dos ônibus elétricos em Curitiba, durante o Connect Week Summit, um evento dedicado a fortalecer e expandir o ecossistema de inovação tecnológica brasileiro.

Moderador, o presidente-executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, abriu a sessão ressaltando o papel da entidade na conexão com os principais atores desse ecossistema, como as operadoras do transporte coletivo, o órgão gestor, a concessionária de energia, a própria prefeitura e a população. “Um projeto dessa envergadura só vira realidade com a integração de todos os atores da eletromobilidade, e essa conexão foi o papel da CWBUS”, afirmou ele.

O presidente do Conselho da CWBUS, Angelo Gulin, ressaltou a complexidade do processo de implantação da eletromobilidade, dizendo que, no início, imaginou-se que o ônibus seria o ponto mais complicado, devido ao desenvolvimento de uma nova tecnologia. “No entanto, descobrimos que o veículo foi o mais fácil. Difícil mesmo é a infraestrutura de recarga, aprender um novo modelo de operação e realizar tudo isso em um prazo que atenda aos anseios da sociedade”, afirmou ele. “Foi difícil, mas conseguimos! No dia 27 de junho de 2024, teremos ônibus elétricos em Curitiba”, completou.

Já o presidente da Volvo Buses Latin America, André Marques, afirmou que a ambição da empresa no longo prazo é ser três vezes 100%. “Um transporte 100% seguro, 100% livre de CO2 e 100% produtivo”, disse ele, destacando o compromisso da Volvo em reduzir em 50% as emissões até 2030 e de 100% até 2040. Para isso, Marques mencionou três caminhos: veículos elétricos a bateria, veículos movidos a células de hidrogênio e motores a combustão cada vez mais eficientes, com o avanço do Euro 6, a partir de combustíveis renováveis.

Por fim, o gerente de mobilidade elétrica da Nansen, Flávio Pimenta, falou sobre as principais soluções da empresa para atender a infraestrutura de recarga, detalhando todas as etapas da implantação até as estratégias para garantir operações mais seguras, como o suporte com atendimento 24 horas. Ele elogiou o trabalho de Curitiba no tema. “Curitiba é uma vitrine para o mundo no transporte coletivo e não foi diferente com os ônibus elétricos. Fez um planejamento que não vi em outras cidades do país. Tenho certeza de que a operação vai ser um sucesso”, afirmou.

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