O processo desordenado de urbanização que se observou especialmente nas últimas décadas no Brasil causou enormes desafios às cidades, como o espraiamento urbano, o aumento da poluição, a exclusão social e a alta da violência. Um problema que também é bastante evidente é o da mobilidade — ou, para ser mais preciso, a falta dela. Foi nesse contexto da necessidade de se rediscutir a forma de deslocamento das pessoas, sob a perspectiva de uma cidade inteligente, que surgiu a CWBUS, cujo propósito é ser um hub de inovação protagonista de soluções nessa área.
A CWBUS está sediada na HotMilk, ecossistema de inovação da PUCPR. O ambiente abriga diversas startups e coworkings, proporciona troca de experiências e provoca esse olhar aguçado para se pensar fora da caixinha. É de lá que a CWBUS integrará o setor de transporte com indústrias, montadoras, encarroçadoras, academia, sociedade civil e o ecossistema de inovação com o intuito de participar da construção dessa nova mobilidade urbana que se vislumbra.
Em parceria com a HotMilk, a CWBUS realizou um diagnóstico do sistema de transporte coletivo de Curitiba. Durante o trabalho foram ouvidos passageiros, não passageiros, colaboradores, CEOs e empresários do setor. Depois, por meio de uma metodologia de design thinking, eles desenharam a jornada do usuário para identificar os pontos positivos e o que poderia ser melhorado. O resultado foi um retrato do transporte coletivo da capital paranaense e um guia para se pensar em melhorias. Em seguida, a CWBUS lançou o Inovação em Pauta, uma série de bate-papos online com o objetivo de promover a troca de informações entre os players do setor a fim de compreender as novas possibilidades nessa área, os avanços mais recentes e de que forma é possível atender melhor os passageiros. Já participaram desses encontros representantes das principais montadoras do país. Essas reflexões ganharam mais corpo com o podcast Estação CWBUS, que traz conversas com especialistas em tecnologia, inovação e cidades inteligentes. Recentemente, aproveitando a presença do setor de transporte no Seminário Nacional NTU e Feira Lat.Bus, em São Paulo, a CWBUS promoveu um encontro no Cubo Itaú. O prédio de 13 andares na zona sul da cidade abriga mais de 300 startups e possui um braço dedicado à smart mobility, cujo objetivo é impulsionar a transformação do deslocamento das pessoas nas cidades por meio do fomento ao empreendedorismo tecnológico. A CWBUS já trabalha para fazer parte desse grupo. Além de conhecer a estrutura do local, os participantes ouviram pitches de três startups ligadas a esse tema.
Agora, com o debate cada vez mais presente sobre a eletrificação do transporte coletivo, a CWBUS Talks está promovendo conversas com fabricantes de ônibus, empresas de infraestrutura elétrica e representantes de fundos de investimento para compreender todo esse cenário e trabalhar junto com o poder público na melhor solução aos passageiros. Em paralelo, a CWBUS está visitando as garagens de ônibus de Curitiba para conhecer o que cada uma tem de excelência e, depois, promover uma integração entre elas. Também está criando um Portal de Gestão e Governança para tornar-se referência em dados do setor e planejando visitas técnicas de estudantes de engenharia às fábricas das montadoras.
Há muito trabalho pela frente e muitas outras demandas vão surgir. E a CWBUS é, mais do que tudo, um convite para que, juntos, possamos construir a mobilidade urbana do futuro. Vem com a gente!
Artigo de Luiz Alberto Lenz César, Presidente Executivo da CWBUS para a Revista NTURbano.