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ToggleRelatório lançado no final de 2024 pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – mostrou que o número de passageiros do transporte público voltou a crescer após queda brusca durante o período da pandemia.
Este aumento mostra uma volta da procura pelo transporte coletivo. Porém, o número de pessoas atendidas hoje ainda é inferior aos anos anteriores à pandemia.
Pesquisadores acreditam que o número tende a continuar crescendo, porém reconhecem que o consumidor hoje é mais exigente e demanda mudanças na infraestrutura e na rapidez do serviço para voltar a usar o transporte coletivo.
Segundo a análise do NTU, mais de 13% dos usuários deixaram de usar o ônibus completamente, mas 63% afirmam que poderiam retornar a usar caso houvesse melhorias no conforto, flexibilidade e frequência dos serviços.
Motivos para o crescimento de passageiros
Este aumento no número de passageiros não está relacionado apenas ao fim da pandemia. Diversas mudanças estruturais estão impulsionando o uso do transporte público no Brasil.
No entanto, as melhorias não estão sendo implementadas de forma uniforme pelo país, pois cada município tem adotado soluções locais específicas para melhor atender às necessidades de sua população.
Em Curitiba, a CWBUS considera que o aumento do número de passageiros está ligado a algumas medidas:
1. Pagamento da tarifa com cartão pessoal
Atualmente, os meios de transporte coletivo de Curitiba possibilitam o pagamento da tarifa com cartão de crédito ou débito. Com a queda do uso do dinheiro físico, tal medida facilita o uso do serviço e atrai mais usuários ocasionais.
2. Manutenção do valor da tarifa em R$ 6,00 e tarifa reduzida aos domingos e feriados
A manutenção da tarifa em R$6,00 nos dias de semana e a oferta de passagens pela metade do preço em domingos e feriados ajudam a democratizar o uso do transporte público.
A iniciativa também estimula a participação da população em eventos culturais e atividades de lazer nos dias de descanso, melhorando a acessibilidade urbana.
3. Conclusão da Linha Verde e a abertura das estações-tubo ao longo da via
A entrega da Linha Verde e das estações-tubo, ligando a região norte à região sul de Curitiba, tornou o transporte na cidade mais rápido e ágil.
As inovações, que fazem parte de mais um investimento no sistema BRT, possibilitam o embarque em nível e aceleram o trajeto dos veículos.
4. Mais linhas com possibilidade de integração temporal
A Rede Integrada de Transportes de Curitiba agora conta mais linhas de transporte público que permitem a integração temporal de passagem, sem necessidade de ir para o terminal.
Isso faz com que o usuário ande mais quilômetros com uma só passagem, contribuindo para a democratização do transporte e estimulando o trânsito por mais regiões da cidade.
5. Redução de R$ 1,00 na tarifa fora do horário de pico
A prefeitura de Curitiba passou a oferecer uma redução de um real na tarifa de linhas selecionadas fora do horário de pico. O desconto será aplicado das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Essa iniciativa ajuda a incentivar que outros públicos além dos trabalhadores usem o transporte público, aumentando a abrangência do serviço.
6. Alta dos combustíveis
A alta no valor do combustível pode ter impactado o valor dos aplicativos de transporte e desincentivado o uso de carros particulares, fazendo com que alguns usuários optassem pelo transporte coletivo.
Para entender melhor sobre o cenário atual do transporte público no Brasil, leia nosso artigo “Transporte público no Brasil: cenário atual, desafios e soluções”