Conheça as 10 cidades mais sustentáveis do mundo em 2023

Conheça as 10 cidades mais sustentáveis do mundo em 2023
Foto de Estocolmo, que lidera cidades mais sustentáveis do mundo em 2023

A revista canadense Corporate Knights divulgou os resultados da Sustainable Cities Index 2023, um índice quantitativo que avalia o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos. O estudo revelou as cidades mais sustentáveis do mundo em 2023, considerando aspectos ambientais e de mobilidade urbana.

Para definir o ranking, a revista analisou os seguintes critérios:

  • emissão direta de gases de efeito estufa;
  • consumo de bens e produtos, nacionais ou importados, cuja produção emite gases de efeito estufa;
  • qualidade do ar;
  • disponibilidade de espaços públicos na cidade;
  • sustentabilidade dos meios de transporte,
  • dependência de automóveis;
  • eficiência da infraestrutura rodoviária;
  • consumo de água;
  • acesso à água potável;
  • geração de lixo sólido;
  • resiliência a desastres climáticos;
  • políticas de energias renováveis.

Confira abaixo o resultado da Sustainable Cities Index 2023.

Lista das 10 cidades mais sustentáveis do mundo em 2023

Entre as 10 cidades mais sustentáveis do mundo, 6 são europeias, 2 são norte-americanas e 2 são da Oceania. 

O índice analisou 70 municípios ao todo, selecionando apenas cidades muito populosas ou cidades de médio porte com reputação de liderança em sustentabilidade. 

Veja os Top 10 a seguir:

10. Vancouver (Canadá)

Em 10º lugar, aparece Vancouver, cidade do Canadá, com ótima qualidade do ar, alto nível de resiliência a desastres naturais e sólida política de energias renováveis. Além disso, Vancouver tem matriz energética 100% renovável.

9. Winnipeg (Canadá)

Winnipeg, município do Canadá, apresentou o menor índice de poluição atmosférica entre todas as cidades do Sustainable Cities Index 2023. Winnipeg também se destaca pelo consumo de água eficiente e resiliência a desastres naturais.

8. Berlim (Alemanha)

Foto de estação de metrô em Berlim

Berlim, capital da Alemanha, conquistou o 8º lugar da lista por causa da baixa poluição do ar, política de energias renováveis, resiliência a desastres climáticos e sustentabilidade do transporte. O transporte coletivo exerce forte influência neste último aspecto, tanto que Berlim foi classificada como a cidade de melhor transporte público do mundo.

7. Sydney (Austrália)

Sydney, cidade da Austrália, tem matriz energética 100% renovável, ótima qualidade do ar, mobilidade sustentável e eficiente e resiliência a desastres climáticos.

6. Auckland (Nova Zelândia)

Auckland, cidade na Ilha Norte da Nova Zelândia, possui baixa poluição do ar, consumo eficiente de água, geração mínima de resíduos sólidos e resiliência a alterações climáticas.

5. Londres (Reino Unido)

Londres, capital do Reino Unido, é a cidade mais populosa no Top 10. Ela se destaca pela resiliência a desastres climáticos, política de energias renováveis e incentivo à eletromobilidade.

4. Lahti (Finlândia)

Lahti é uma cidade que fica no sul da Finlândia e tem uma sólida política de energias renováveis, boa qualidade do ar e preparo para lidar com desastres naturais.

3. Copenhague (Dinamarca)

Copenhague, capital da Dinamarca, conseguiu uma boa posição no índice devido à sustentabilidade dos meios de transporte e à sua resiliência diante de desastres climáticos. 

2. Oslo (Noruega)

Oslo, capital da Noruega, ficou em 2º lugar no ranking. A cidade tem baixa poluição do ar, um sistema de transporte eficiente e sustentável e, principalmente, preparo para se adaptar a mudanças climáticas e desastres naturais.

1. Estocolmo (Suécia)

Estocolmo, capital da Suécia, lidera a lista de cidades mais sustentáveis do mundo graças à baixa emissão de gases de efeito estufa, boa qualidade do ar, investimento em energias renováveis e abrangência do transporte público, que é um dos melhores do mundo.

 

Gostou? Divulgue esse Artigo:

Comentários