Índice
ToggleA revista canadense Corporate Knights divulgou os resultados da Sustainable Cities Index 2023, um índice quantitativo que avalia o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos. O estudo revelou as cidades mais sustentáveis do mundo em 2023, considerando aspectos ambientais e de mobilidade urbana.
Para definir o ranking, a revista analisou os seguintes critérios:
- emissão direta de gases de efeito estufa;
- consumo de bens e produtos, nacionais ou importados, cuja produção emite gases de efeito estufa;
- qualidade do ar;
- disponibilidade de espaços públicos na cidade;
- sustentabilidade dos meios de transporte,
- dependência de automóveis;
- eficiência da infraestrutura rodoviária;
- consumo de água;
- acesso à água potável;
- geração de lixo sólido;
- resiliência a desastres climáticos;
- políticas de energias renováveis.
Confira abaixo o resultado da Sustainable Cities Index 2023.
Lista das 10 cidades mais sustentáveis do mundo em 2023
Entre as 10 cidades mais sustentáveis do mundo, 6 são europeias, 2 são norte-americanas e 2 são da Oceania.
O índice analisou 70 municípios ao todo, selecionando apenas cidades muito populosas ou cidades de médio porte com reputação de liderança em sustentabilidade.
Veja os Top 10 a seguir:
10. Vancouver (Canadá)
Em 10º lugar, aparece Vancouver, cidade do Canadá, com ótima qualidade do ar, alto nível de resiliência a desastres naturais e sólida política de energias renováveis. Além disso, Vancouver tem matriz energética 100% renovável.
9. Winnipeg (Canadá)
Winnipeg, município do Canadá, apresentou o menor índice de poluição atmosférica entre todas as cidades do Sustainable Cities Index 2023. Winnipeg também se destaca pelo consumo de água eficiente e resiliência a desastres naturais.
8. Berlim (Alemanha)
Berlim, capital da Alemanha, conquistou o 8º lugar da lista por causa da baixa poluição do ar, política de energias renováveis, resiliência a desastres climáticos e sustentabilidade do transporte. O transporte coletivo exerce forte influência neste último aspecto, tanto que Berlim foi classificada como a cidade de melhor transporte público do mundo.
7. Sydney (Austrália)
Sydney, cidade da Austrália, tem matriz energética 100% renovável, ótima qualidade do ar, mobilidade sustentável e eficiente e resiliência a desastres climáticos.
6. Auckland (Nova Zelândia)
Auckland, cidade na Ilha Norte da Nova Zelândia, possui baixa poluição do ar, consumo eficiente de água, geração mínima de resíduos sólidos e resiliência a alterações climáticas.
5. Londres (Reino Unido)
Londres, capital do Reino Unido, é a cidade mais populosa no Top 10. Ela se destaca pela resiliência a desastres climáticos, política de energias renováveis e incentivo à eletromobilidade.
4. Lahti (Finlândia)
Lahti é uma cidade que fica no sul da Finlândia e tem uma sólida política de energias renováveis, boa qualidade do ar e preparo para lidar com desastres naturais.
3. Copenhague (Dinamarca)
Copenhague, capital da Dinamarca, conseguiu uma boa posição no índice devido à sustentabilidade dos meios de transporte e à sua resiliência diante de desastres climáticos.
2. Oslo (Noruega)
Oslo, capital da Noruega, ficou em 2º lugar no ranking. A cidade tem baixa poluição do ar, um sistema de transporte eficiente e sustentável e, principalmente, preparo para se adaptar a mudanças climáticas e desastres naturais.
1. Estocolmo (Suécia)
Estocolmo, capital da Suécia, lidera a lista de cidades mais sustentáveis do mundo graças à baixa emissão de gases de efeito estufa, boa qualidade do ar, investimento em energias renováveis e abrangência do transporte público, que é um dos melhores do mundo.