A CWBUS participou nesta terça-feira (12) do 20º Fórum SAE Brasil da Mobilidade, realizado no Centro de Eventos da Fiep. O Gestor Técnico, Gelson Forlin, integrou um painel sobre eletrificação e apresentou para um auditório lotado o trabalho da CWBUS na implantação de ônibus elétricos no transporte coletivo de Curitiba. Ele resgatou o compromisso firmado em 2020 pela cidade para reduzir emissões, abordou os testes que estão em andamento com esse tipo de veículo e apontou vários desafios que ainda precisam ser superados, em especial no que diz respeito à infraestrutura de recarga.
“O fato de a CWBUS ter sido convidada para um evento desses foi de suma importância, porque mostra o trabalho altamente técnico e qualificado que a CWBUS está fazendo”, disse Forlin. “E é importante destacar que a eletromobilidade não é o único projeto da CWBUS. Nosso foco é a mobilidade como um todo. Porém o que está em evidência agora são os ônibus elétricos”, acrescentou.
Em sua apresentação, Forlin afirmou que a eletromobilidade chegou para dar mais conforto aos passageiros, mas que, sozinha, ela não será capaz de atrair usuários para o transporte coletivo. “São necessárias políticas públicas de prioridade aos ônibus, como faixas exclusivas, garantia de uma tarifa acessível e segurança”.
O painel foi compartilhado com o gestor de inovação da Iveco, Fábio Nicora, e com o diretor de eletromobilidade da Volvo Buses, Alexandre Selski. Na sequência, todos participaram do podcast Motor & Mentor, momento em que tiveram tiveram a oportunidade de aprofundar os temas em questão.
A CWBUS terá ainda mais uma participação no evento. Nesta quarta-feira (13), a partir das 10 horas, o Assessor de Inovação, Gustavo Comeli, vai mediar um painel sobre cidades inteligentes.