Curitiba sediou, de 21 a 23 de junho, o ViaSoft Connect, maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil. Durante três dias, a cidade respirou tecnologia e foi palco de uma série de palestras e debates inspiradores. A CWBUS foi responsável por instigar os participantes a repensar a mobilidade urbana.
No dia 22, a CWBUS promoveu um painel sobre os desafios para a implantação dos ônibus elétricos no transporte coletivo de Curitiba. O presidente executivo da entidade, Luiz Alberto Lenz César, mediou um bate-papo com Alexandre Selski, Diretor Comercial na Volvo Bus Latin America, e Osvaldo Garcia, Gerente de Inovação e Negócios da Copel. Eles debateram sobre essa evolução e sobre a necessidade de uma infraestrutura de recarga para garantir a operação do sistema.
No dia seguinte, o Gestor Técnico da CWBUS, Gelson Forlin, conversou com Ariadne dos Santos Daher, PhD em Gestão Urbana e Sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, e Manoela Fajgenbaum Feiges, Arquiteta e Urbanista e coordenadora da Urbtec. O painel abordou o planejamento urbano, o uso misto do solo, o sistema de mobilidade das cidades, além de trazer exemplos do que está e não está funcionando ao redor do mundo.
Para finalizar o dia, o Assessor de Inovação da CWBUS, Gustavo Comeli, fez uma palestra sob o título A mobilidade como agente indutor do renascimento das cidades. Ele trouxe aos presentes diversas reflexões sobre como resgatar as cidades dos congestionamentos, da poluição, dos custos elevados de deslocamento e devolvê-las às pessoas.
As empresas de ônibus de Curitiba prestigiaram as iniciativas da CWBUS. Na foto abaixo, colaboradores das operadoras Auto Viação Redentor e Transporte Coletivo Glória, duas das maiores empresas do sistema.