A CWBUS participou nesta quinta-feira (27) de um fórum sobre o financiamento de projetos sustentáveis para as cidades, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O evento faz parte de um ciclo de rodadas de discussões preparatórias para o Fórum do Desenvolvimento ABDE 2023, a ser realizado em 30 e 31 de agosto, em Brasília.
O presidente executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, participou do painel “Cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis”. Ele iniciou sua fala lembrando do pioneirismo de Curitiba ao implantar, em 1974, o sistema Bus Rapid Transit (BRT), de corredores exclusivos para os ônibus. O modelo foi um sucesso e projetou a capital paranaense para o mundo. Hoje, mais de 200 cidades contam com BRT ao redor do mundo.
“Agora Curitiba quer dar mais um passo para se manter na vanguarda do transporte”, disse ele, referindo-se aos estudos para a implantação de ônibus elétricos na cidade. “Para isso, porém, alguns desafios ainda precisam ser superados”, afirmou. Lenz César destacou o alto custo de aquisição dos veículos e o investimento necessário em infraestrutura para operar o modelo. Justamente por isso, ressaltou ele, é a importância de eventos como esse.
O painel foi mediado pela Diretora Administrativa e Financeira da Fomento Paraná, Mayara Puchalski, e contou com a presença da presidente da ABDE, Jeanette Lontra, do Secretário Executivo Adjunto do Iclei, Rodrigo Corradi, e do gerente adjunto de operações do Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), Everson Leão.