A CWBUS realizou nos dias 19 e 20 de outubro o Innovation Day. O evento, voltado às empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, reuniu no primeiro dia os setores de administração, financeiro e recursos humanos e, no dia seguinte, as áreas de operação, tráfego e manutenção. O encontro abordou o tema da inovação, trouxe exemplos práticos de startups que trabalham com soluções ligadas ao dia a dia dos participantes e promoveu a integração entre as diferentes equipes.
“O objetivo do Innovation Day é que a gente possa se unir, trabalhar em conjunto, trazer as melhores práticas de cada empresa e aprender um com o outro”, disse, na abertura, o presidente do Conselho da CWBUS, Angelo Gulin. Em seguida, o presidente executivo da entidade, Luiz Alberto Lenz César, enumerou as diversas ações que a CWBUS já realizou e o que vem pela frente. “Estamos atuando em várias frentes e buscamos inovar para oferecer um serviço melhor na área da mobilidade”, disse ele.
O Innovation Day teve início de fato com uma palestra do consultor de inovação da CWBUS, Gustavo Comeli. Ele conceituou essa palavra tão em moda hoje em dia e trouxe exemplos de inovações que mudaram o mundo. Para Comeli, esse processo de disrupção está em alta e vai continuar. “Ainda temos muitas empresas analógicas e também muitas pessoas analógicas”, afirmou.
Comeli chamou a atenção para as mudanças no mundo dos negócios, citando o Airbnb, a NetFlix e a Uber e a relação deles com seus clientes. “São empresas relativamente novas que passaram a oferecer um serviço que atendeu uma grande demanda das pessoas”, disse ele. Por isso, completou, hoje a experiência do cliente vale muito mais que a marca. Comeli lembrou que marcas reconhecidas desapareceram porque deixaram de prestar um serviço à altura da demanda das pessoas. “E no transporte coletivo? Vamos prestar um serviço à altura do que o passageiro exige ou vamos desaparecer?”, refletiu.
Vanessa Bridarolle, desenvolvedora de negócios da HotMilk, ecossistema de inovação da PUCPR e sede da CWBUS, contou aos participantes todas as atividades desenvolvidas pela HotMilk, atuando como hub de conexão entre startups, oferecendo cursos de liderança inovadora e promovendo um ambiente de troca de ideais. “O espaço está aberto para vocês explorarem e, quem sabe?, encontrarem soluções para as dores que vocês têm no dia a dia de suas empresas”, disse ela.
Pitch
Os participantes do Innovation Day tiveram, ainda, a oportunidade de ouvir pitch de três startups sediadas na HotMilk. A primeira foi a Human Robotics. Seu fundador, Olivier Smadja, falou sobre o carro-chefe da empresa, um robô de 1,3 metro que está programado para conversar em mais de cem línguas e funciona de maneira autônoma. O robô é proativo, ou seja, ele identifica quando uma pessoa se aproxima e puxa conversa. “Ele pode servir para fazer pesquisas de opinião, passar informações e atender em eventos”, disse Smadja.
O empresário Eros Dean falou sobre a Salsa Tec, startup que usa realidade virtual para treinamentos e simulações de alto risco, evitando acidentes no ambiente de trabalho. Depois, Mauricio Kusbick da Rosa, cofundador da Ororo, explicou como funciona sua plataforma digital para gestão de emissão de gases do efeito estufa e ESG.
No fim, os participantes foram convidados a fazer um tour pela HotMilk para conhecer suas instalações.
Depoimentos
A empresária e diretora de Recursos Humanos da Auto Viação Redentor, Sueli Gulin Calabrese, classificou o Innovation Day como “espetacular”. Para ela, a possibilidade de pensar inovação e mobilidade trouxe novos insights ao conhecimento já existente dentro da equipe de RH que ela lidera. “Nossas equipes já trabalham há alguns anos com Alta Performance com o objetivo de sermos a melhor empresa de transporte coletivo do mundo. A inovação se faz necessária para atuarmos com o que existe de melhor e mais moderno. Todos saíram maravilhados com as oportunidades que estão se apresentando para o futuro do nosso negócio”, disse ela.
Quem também aprovou o evento foi Eduardo Fernando Batista, gerente operacional da Auto Viação São José. “Foi muito gratificante participar do evento, pois, além de agregar conhecimento, trouxe um despertar sobre o quanto o mundo está acelerado com inovações. Outro ponto que destaco foi a troca de experiências, ideias e soluções entre o setor juntamente com um conhecimento e olhar externos. Todos estão de parabéns”.