A CWBUS realizou na última quarta-feira (12) a terceira edição do Innovation Day, desta vez para o grupo Sorriso, formado pelas empresas de transporte coletivo de Curitiba-PR, Uberlândia-MG, Paranaguá-PR, Marília-SP, Porto Seguro-BA e Toledo-PR. “É uma oportunidade de aprender sobre inovação e levar o conhecimento para dentro das empresas”, disse, na abertura de boas-vindas, o diretor da Sorriso, Juliano Gulin Ribeiro.
Na sequência, o presidente executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, apresentou a entidade para os participantes e enumerou os trabalhos já desenvolvidos, com destaque para a realização, no fim de março, do Tomorrow Mobility, evento paralelo ao Smart City Expo Curitiba 2023 para discutir a mobilidade urbana. “Mais de 15 mil pessoas visitaram o Smart City e tiveram contato com a CWBUS por meio de três painéis que promovemos durante o evento”, afirmou ele. “Debatemos eletromobilidade, novas tecnologias e como utilizar os dados disponíveis para aprimorar a mobilidade urbana”.
Lenz César falou, ainda, sobre o calendário de ações da CWBUS para 2023, como a realização de um Summit no meio do ano, a participação no Seminário Nacional da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) e o objetivo de montar uma comitiva para realizar visitas técnicas de mobilidade durante o Smart City global em novembro, em Barcelona.
Ele também colocou como missão para a CWBUS incentivar as discussões sobre o ir e vir das pessoas nas cidades. “A CWBUS existe para agregar, promover inovação por meio do diálogo e propor soluções aos agentes da mobilidade urbana”.
Em seguida, a desenvolvedora de negócios da HotMilk, Vanessa Bridarolle, explicou a importância do ecossistema de inovação da PUCPR em ser um espaço de coworking e abrigo de startups e grandes empresas para o desenvolvimento de suas atividades. Ela também listou todas as possibilidades que a HotMilk oferece para ajudar a criar a cultura de inovação nas empresas, por meio de cursos e treinamentos. “Estamos de portas abertas para que vocês possam inovar com a gente”, provocou ela.
Três startups residentes da HotMilk – Ororo, Link Monitoramento e Main Office – fizeram pitch para apresentar seus serviços aos participantes do grupo Sorriso.
Após um almoço de confraternização, foi a vez do consultor da CWBUS, Gustavo Comeli, subir ao palco para desmistificar a inovação, explicar o que ela significa e apontar caminhos para que as empresas dela se aproveitem.
Para encerrar, os convidados tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada às instalações da Hotmilk e observar o funcionamento do ecossistema de inovação.