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ToggleA comemoração do aniversário de 50 anos do BRT de Curitiba foi marcada por um seminário de alto nível, tanto em relação à qualidade dos debates e ao prestígio junto a autoridades, líderes e formadores de opinião quanto à infraestrutura do local. Ao longo do dia, 350 pessoas representando 30 países passaram pelo Salão de Atos do Parque Barigui.
Inaugurado em 1974, o BRT da capital paranaense completa meio século de existência sendo enaltecido como referência mundial em solução para a mobilidade urbana. Seu sucesso é medido pelas 196 cidades ao redor do globo que o utilizaram como inspiração na organização de seus transportes públicos.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Conselho da CWBUS, Angelo Gulin Neto, e pelo secretário-geral da UITP, Mohamed Mezghani. “O BRT, criado em Curitiba na década de 1970, permanece como uma solução inteligente para os desafios de deslocamento nas cidades, tamanha a transformação que representa. Seu sucesso reflete políticas de prioridade ao transporte coletivo e a constante evolução desse modelo pioneiro. É uma conquista histórica que merece ser celebrada”, disse Angelo.
“Haja vista as centenas de projetos de BRT pelo mundo, é crucial que os profissionais que atuam no setor tenham um local para se conectar e aprender uns com os outros, e Curitiba se mostrou a cidade perfeita para liderar essas discussões”, afirmou Mezghani.
Homenagem
O primeiro painel do dia tratou especificamente do BRT de Curitiba, abordando sua origem, evolução ao longo do tempo e uma reflexão sobre as expectativas para o seu futuro. Além do vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Pimentel, o destaque ficou por conta da presença de Ilana Lerner, filha do renomado urbanista, o ex-prefeito e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. Completaram o painel o presidente do Setransp, Mauricio Gulin, e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Boa parte do debate, mediado pelo diretor-executivo da NTU, Francisco Christovam, foi dedicada a reconhecer a contribuição inestimável de Lerner para o transporte coletivo. Se na década de 1970 os gestores urbanos promoviam o desenvolvimento das cidades baseados no automóvel, Lerner inaugurava corredores exclusivos para uso dos ônibus. Hoje, 50 anos depois, com o reconhecimento de Curitiba como exemplo de mobilidade urbana, não há dúvidas sobre quem estava certo.
“Para mim, será uma grande honra sentar na mesma cadeira que foi ocupada por Jaime Lerner”, disse Pimentel. “Vou trabalhar bastante para deixar uma contribuição significativa ao transporte coletivo da nossa cidade”, completou. Gulin ressaltou a parceria de longa data entre os operadores do sistema e o órgão gestor como fundamental para os avanços no setor. “Sempre que a cidade e as empresas trabalham juntas, o transporte coletivo avança em benefício dos passageiros”, afirmou ele.
Ogeny disse que Curitiba já conta com seis corredores de BRT na cidade. “Vamos concluir o último, que é o da Linha Verde, em dezembro deste ano. Já entregamos o corredor do Ligeirão Norte-Sul, ligando o Pinheirinho ao Santa Cândida, e paralelamente criamos várias comodidades para o usuário no sistema de bilhetagem, como pagamento com cartões de débito e crédito e smartphone, porque o grande desafio é atrair o usuário para sistema”.
Ao fim do painel, Ilana recebeu em nome do pai uma homenagem da UITP pelo trabalho dele em prol da mobilidade urbana. Emocionada, ela agradeceu o prêmio e relembrou os ensinamentos do pai. “Acho que ele foi um visionário porque tinha, em primeiro lugar, preocupação com as pessoas”, disse.
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O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, aproveitou sua participação no seminário para anunciar que o BNDES havia liberado o repasse, no valor de R$ 380 milhões, para a aquisição de ônibus elétricos que vão circular na linha Inter 2. “Curitiba avança na eletromobilidade e, nos 50 anos do BRT, modelo que consagrou a cidade como pioneira em solução para o transporte, vamos avançar em um modelo sustentável para o nosso metrô de superfície, que são os nossos mais de 80 quilômetros de corredores exclusivos”, disse ele, que recebeu, em nome da cidade de Curitiba, uma homenagem da UITP à contribuição da capital paranaense ao transporte coletivo.
“É uma alegria celebrar meio século desta inovação que ganhou o mundo e que fez de Curitiba referência em transporte coletivo. O BRT criou não apenas um eixo de passagem para os ônibus, ele promoveu o desenvolvimento econômico ao seu redor. Foi um instrumento de planejamento urbano”, afirmou.
Os recursos de R$ 380 milhões são advindos do Novo PAC do Governo Federal e serão usados para comprar mais 54 veículos elétricos, com previsão de entrada em funcionamento em 2025. Os veículos, articulados, devem circular nas linhas Novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo).
O Seminário 50 anos BRT foi promovido pela CWBUS, UITP e Urbs e contou com o patrocínio master das empresas BYD, Caio, Nansen, Transdata e Volvo; o patrocínio premium da Mercedes-Benz; e o patrocínio standard de Alper, Eletra, Livoltek e Marcopolo. O evento teve o apoio da editora OTM.