Índice
ToggleVocê já deve ter ouvido falar de hub de inovação, não é mesmo? Porém, esse termo ainda é recente no Brasil e seu significado ainda não é conhecido por todos. Neste artigo, vamos explicar o que é um hub de inovação e como ele funciona. Vamos lá?
O que é um hub de inovação?
O hub de inovação é um espaço físico ou virtual ocupado por pessoas, empresas ou organizações que se unem para propor soluções inovadoras ou gerar novos negócios.
A palavra inglesa “hub” significa “eixo, centro, ponto focal”. E, na computação, esse termo remete a um equipamento utilizado para conectar diversos computadores. Assim, a ideia de conexão e foco naquilo que é o mais importante está presente no conceito de hub de inovação.
Os hubs também fazem parte dos ecossistemas de inovação – redes formadas por empresas, universidades, parques tecnológicos, órgãos públicos e startups em busca de desenvolvimento e inovação.
A diferença entre os dois é que o hub é mais específico, possui recursos próprios e funciona em um um local físico ou plataforma online. Já o ecossistema de inovação é mais amplo, abrange vários agentes e realiza atividades descentralizadas.
Exemplos de hub de inovação no Brasil
Eis alguns exemplos de hub de inovação no Brasil:
InovaBra: criado pelo Bradesco, tem o objetivo de ampliar o conhecimento nas áreas de tecnologia, sociedade e negócios.
Cubo: criado pelo Itaú, este hub faz curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios e a economia.
CWBUS: hub de inovação de mobilidade urbana, formado pelas empresas operadoras do transporte coletivo de Curitiba (PR).
Wayra: criada pela Telefônica, dona da Vivo, tem foco em Healthtechs, Fintechs, Edtechs, Marketplace, Casa Conectada, Entretenimento, Greentechs, inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Web3 e Big Data.
Órbi Conecta: um dos primeiros hubs de inovação do Brasil, fundado pela comunidade de startups San Pedro Valley juntamente com grandes empresas mineiras: Inter, MRV e Localiza.
Plug: hub da PUC-RS que busca soluções, serviços e produtos para novos modelos de mobilidade.
Como funciona um hub de inovação na prática?
A programação de um hub de inovação depende muito do seu setor e das suas características. Porém, ela geralmente inclui:
- seminários, debates, palestras e workshops;
- conversas com gestores públicos;
- negociações com startups;
- análises de investimentos;
- construção de protótipos;
- consultoria para novos negócios;
- desenvolvimento de projetos;
- pesquisas científicas;
- apresentação de novos parceiros;
- criação de produtos e serviços.
Conheça a CWBUS
A CWBUS é um hub de inovação criado em 2019 pelas nove empresas que operam o transporte coletivo de Curitiba (PR). Seu objetivo é construir soluções de mobilidade urbana para Curitiba e para o Brasil que sejam simples, ágeis e ambientalmente sustentáveis.
Entre essas soluções, estão a eletromobilidade, a melhoria do transporte público, a integração entre vários modais de transporte, a micromobilidade, a mobilidade ativa e a mobilidade inteligente.
Para isso, a CWBUS está em constante interlocução com o Poder Público e outros agentes da iniciativa privada, além de participar de eventos que debatem o assunto de mobilidade urbana.
Siga a CWBUS no Linkedin para não perder nenhuma novidade!