Conheça as cidades do Brasil com melhor transporte público

Conheça as cidades do Brasil com melhor transporte público
plataforma de metrõ em são paulo.

Mobilidade urbana é uma pauta antiga nos debates públicos, na mídia e no dia a dia dos brasileiros que, merecidamente, vem sendo abordada de forma mais madura nos últimos tempos.

Afinal, não estamos falando apenas dos recursos de transporte público disponíveis, como ônibus, metrô e trem, mas de uma maneira prática para facilitar o deslocamento das pessoas e, automaticamente, melhorar a qualidade de vida delas.

Em grandes capitais, como São Paulo, 40 minutos de ônibus até o trabalho parece ser um tempo razoável, visto que o trânsito é um desafio.

Já o Rio de Janeiro possui outra barreira a ser ultrapassada além do trânsito: a geografia da cidade.

Apesar dos diversos pontos que precisam de melhorias, são duas capitais que têm os melhores transportes públicos do país, segundo este estudo de mobilidade urbana.

Mas quais são os diferenciais de Rio e São Paulo quando falamos de mobilidade urbana?

Continue a leitura deste conteúdo e descubra.

Cidades com o melhor transporte público do Brasil

O transporte público no Brasil precisa mudar. Fato. 

Comumente você vai ver um paulista reclamando da linha azul ou da linha vermelha alegando que os trens demoram, os ônibus estão sempre lotados e por aí vai.

O carioca não só se enfurece com o trânsito na Avenida Brasil, mas com o trajeto dos BRT e transportes lotados.

Repare, ainda que existam  propostas para melhorar a mobilidade urbana nessas cidades, as críticas a elas são muito semelhantes.

Porém, sabe o que elas também têm em comum? Estão entre os 50 melhores transportes públicos do mundo, de acordo com o já mencionado estudo da OliverWyman Forum, sendo que o Rio de Janeiro ocupa o 52° lugar e, São Paulo, o 46°.

Veja abaixo o porquê das duas cidades figurarem tão bem no ranking.

Rio de janeiro

A mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro começou a ser medida nos estudos desenvolvidos no âmbito do Plano de Mobilidade Urbano Sustentável – PMUS e os resultados indicam uma distribuição de viagens por dia espelhado nas seguintes cifras:

  •  47% em transportes públicos.
  •  27% a pé.
  •  23% de carro.
  •  1% de bicicleta.
  •  2% outros meios ( barcas e triciclos).

O Rio de Janeiro é hoje a quarta cidade com o maior tempo médio de viagem de transporte público no mundo, segundo relatório do Moovit. Ou seja, trânsito e geografia são pontos extremamente desafiadores para os órgãos públicos.

Como medida para melhorar a mobilidade urbana na cidade, o Rio de Janeiro tem incentivado que seus moradores utilizem o transporte coletivo, investindo também em obras viárias.

Além disso, para este ano, ainda está nos planos:

  • a requalificação do sistema BRT.
  • obras nas zonas oeste e norte e Avenida Brasil –  Plano de Mobilidade Urbana.
  • políticas de inclusão na cidade.

Ônibus na rua de Copacabana, Rio de Janeiro.

São Paulo

A mobilidade urbana em São Paulo é algo bastante complexo. Tanto que um paulista é capaz de falar com orgulho que levou “só 30 minutos” de carro (para andar 10 km).

Assim como no Rio de Janeiro, a cidade sofre com trânsito, embora tenha mais opções de rotas alternativas. 

Em São Paulo, segundo o Estudo Mobilize, o cenário é o seguinte:

  • 40,2% correspondem ao transporte público coletivo.
  • 27,4% são veículos para uso individual.
  • 29,9% fazem o percurso a pé.
  • 0,8% usam bicicleta.
  • 1,7% optam por outras formas de deslocamento.

Nota-se que, mesmo com as iniciativas para incentivar a mobilidade ativa na cidade, com ciclovias, os paulistanos ainda não adotaram o uso das bicicletas no dia a dia e ainda optam por transporte público, carro e moto.

Para 2024, algumas medidas de São Paulo para melhorar a mobilidade urbana da cidade são:

  • melhorar a segurança viária (políticas para reduzir acidentes de trânsito).
  • incentivo ao transporte público (programa Tarifa Zero).
  • eletrificação da frota de ônibus – até 2 mil novos ônibus elétricos.

Continue por dentro do assunto! Confira o estudo da CWBUS para o transporte público de Curitiba

 

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