Índice
ToggleCuritiba é a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª mais sustentável do mundo, segundo ranking da revista Corporate Knights, de 2022. Mas o que isso significa na prática? Leia até o final para entender o conceito de sustentabilidade.
O que é uma cidade sustentável?
Uma cidade sustentável é uma cidade que se desenvolve de forma a atender as necessidades do presente sem comprometer as futuras gerações, preservando o meio ambiente e otimizando os seus recursos materiais e imateriais.
De acordo com o economista Ignacy Sachs, a sustentabilidade possui cinco dimensões:
- ecológica: proteção do meio ambiente, preservação dos recursos naturais, redução da poluição e mitigação das mudanças climáticas;
- social: melhoria das condições de vida da população, incluindo a erradicação da pobreza, a diminuição das desigualdades, a promoção da justiça social e a garantia dos direitos humanos;
- econômica: crescimento econômico sem afetar negativamente o meio ambiente e que seja equitativo, gerando oportunidades para todos;
- espacial: distribuição espacial das atividades econômicas e sociais, proteção dos ecossistemas e uso sustentável dos recursos naturais;
- cultural: preservação da diversidade cultural e valorização dos saberes tradicionais.
Características de uma cidade sustentável
Vejamos abaixo algumas características da cidade sustentável, com ênfase nas dimensões ecológica e espacial.
Mobilidade sustentável
Uma cidade sustentável é menos dependente do carro e mais adepta aos modais ativos de transporte, como bicicleta, transporte público e locomoção a pé.
A administração pública gerencia o tráfego com sistemas inteligentes, a fim de evitar congestionamentos, e facilita a integração entre diferentes meios de transporte, por meio de bicicletários e estacionamentos próximos a terminais.
Confira as propostas da CWBUS para melhorar a mobilidade urbana no Brasil.
Cidade acessível e descentralizada
Uma cidade sustentável também é acessível, ou seja, fácil de ser percorrida pelo cidadão, independentemente de onde more e do meio de transporte que utilize.
A acessibilidade urbana tem muito a ver com a descentralização de serviços públicos, tais como saúde, educação e segurança. Também é concretizada pela alta capilaridade das vias, o que conecta os bairros mais afastados ao centro da cidade.
Coleta seletiva do lixo e descarte reduzido
Outra característica importantíssima da cidade sustentável, que inclusive traz destaque a Curitiba, é a gestão do lixo.
A capital paranaense é líder nacional em reciclagem de resíduos, por conta das suas campanhas educacionais e políticas públicas implementadas desde a década de 90.
A população precisa contribuir muito neste aspecto, separando o lixo que produz e consumindo de modo consciente. Muito do que se joga fora pode, na verdade, ser reaproveitado ou doado a outras pessoas.
Por isso, é necessário que toda a cidade se engaje no descarte reduzido e seletivo do lixo.
Consumo consciente de água
A água é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta. Nem todas as cidades do mundo têm abundância de água como os municípios do Brasil. Precisamos aproveitar esse privilégio com um consumo consciente.
Para se ter uma ideia, o consumo médio de água por pessoa no Brasil é 117,5 litros diários, segundo o IBGE (dados de 2020). Porém, as regiões sudeste e sul possuem média maior (144,3 e 122,1, respectivamente), enquanto as regiões norte e nordeste têm média menor (78,7 e 85,4).
De acordo com os indicadores da revista Corporate Knights, que classificou Curitiba como uma das cidades mais sustentáveis do mundo, um consumo médio ideal é de 100 a 150 litros per capita por dia. Uma média menor que 100 geralmente indica falta de acesso à água potável.
A capital curitibana, assim como as outras cidades brasileiras inseridas no estudo, não recebeu nota A no critério de consumo de água.
Pouca emissão de gases poluentes
Para que as gerações futuras não sejam afetadas pelo nosso estilo de vida atual, é necessário reduzir a emissão de gases poluentes. O efeito desses gases no aquecimento global têm causado desastres climáticos, tempestades e até mortes de pessoas e animais.
Uma das estratégias de mitigação de gases poluentes é a substituição dos automóveis movidos a combustíveis fósseis por veículos elétricos.
Os veículos elétricos são livres de emissões e impactam menos o meio ambiente. Saiba mais sobre a eletromobilidade.