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ToggleNos últimos meses, diversas cidades brasileiras anunciaram a intenção de contar com ônibus elétricos na frota de seus respectivos transportes coletivos.
A Prefeitura de Curitiba realiza, desde abril, testes técnicos com ônibus elétricos de várias empresas para avaliar como cada um se comporta na operação e, assim, determinar qual atende o sistema para futura compra.
Diante deste movimento nacional pela sustentabilidade e melhoria do transporte público no Brasil, vale a pena entender o funcionamento do ônibus elétrico, suas vantagens e desafios para a mobilidade urbana. Então, leia o artigo da CWBUS até o final para ficar por dentro das tendências!
Como funciona o ônibus elétrico?
O ônibus elétrico utiliza baterias recarregáveis ao invés de combustíveis fósseis. No motor, a energia elétrica armazenada pelas baterias é convertida em energia mecânica, movendo o ônibus. O tempo de autonomia e a capacidade de passageiros depende de cada modelo.
Quais são os benefícios da eletromobilidade no transporte público?
As vantagens do uso de ônibus elétricos no transporte coletivo são:
- menor impacto ambiental: não emite gases de efeito estufa, não polui o ar e produz um baixo nível de ruído sonoro;
- maior eficiência energética: o motor elétrico converte mais energia em trabalho mecânico que o motor movido a combustão. Alguns veículos elétricos também possuem sistemas de controle e recuperação energética;
- custos operacionais mais baixos a longo prazo: apesar de ter um custo de aquisição três vezes mais alto, o custo de operação é menor que o de um ônibus a diesel.
Desafios da implantação de ônibus elétricos no Brasil
Apesar dos benefícios inquestionáveis, as cidades enfrentam alguns desafios para implementar a eletromobilidade no transporte coletivo.
Custo de aquisição mais alto
Como mencionamos anteriormente, o custo de compra do veículo elétrico ainda é mais alto que o do ônibus convencional (cerca de três vezes mais caro). Por isso, programas de financiamento são essenciais para viabilizar essa aquisição.
Infraestrutura de eletropostos
Para que os ônibus circulem de maneira satisfatória, as garagens precisam contar com uma infraestrutura adequada, com energia suficiente para recarregar os ônibus com rapidez, sem que isso afete o sistema elétrico urbano.
Governança e gestão
Todo o planejamento do sistema de recarga, bem como o monitoramento e a operação dos ônibus, dependem de uma boa gestão do Poder Público e das empresas operadoras do transporte público.
É neste pilar que a CWBUS atua, oferecendo suporte e construindo propostas viáveis de melhoria da mobilidade urbana.
O que esperar para os próximos anos?
O presidente executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, acredita que boa parte das frotas de transporte coletivo no Brasil será elétrica. Além de ser tendência internacional rumo à sustentabilidade, essa medida vai reduzir os custos e melhorar a qualidade do serviço, o que é essencial para atrair mais passageiros, segundo ele.
Na capital paranaense, a meta é operar 33% do transporte público com veículos de energia limpa até 2030 e 100% até 2050, segundo o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
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