Tendências 2023: ônibus elétrico

Tendências 2023: ônibus elétrico

O presidente do Conselho da CWBUS, Angelo Gulin, participou nesta quinta-feira (27) do evento Tendências 2023, promovido pela Fepasc (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina). Na ocasião, ele dividiu um painel com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, com o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, e com o diretor comercial da Volvo Buses, Paulo Arabian, entre outros.

O principal assunto foi o ônibus elétrico. Angelo disse que ainda é preciso fechar a equação formada pelo seguinte tripé: custo de aquisição do veículo (hoje um ônibus elétrico chega a custar quatro vezes mais que um ônibus a diesel), infraestrutura de recarga (atualmente aquém do necessário para operar uma frota) e manutenção de uma tarifa módica ao passageiro.

“Curitiba sempre foi referência em planejamento urbano. Com o ônibus elétrico, não pode ser diferente. Por meio da CWBUS, estamos ouvindo todos os fabricantes de ônibus elétricos e empresas de recarga para implantá-lo da melhor maneira possível”, disse Angelo. 

O vice-prefeito de Curitiba afirmou ter consciência de que esse processo da eletrificação tem de ser feito em conjunto com a indústria, os operadores e o poder público, mas pediu celeridade. “Sabemos que tudo tem o seu tempo, mas temos de avançar”, disse Eduardo Pimentel. “Só conseguimos financiamento internacional para o projeto porque nos comprometemos com o veículo elétrico”.

Paulo Arabian também afirmou que esse processo de eletrificação deve ser feito com calma. “Essa transição de tecnologia vai acontecer, mas tudo de maneira calma e racional. Não dá para ser de uma hora para outra. Não temos capacidade na indústria, não temos infraestrutura hoje. Vamos fazer de maneira equilibrada”.

Angelo Gulin aproveitou a oportunidade no evento para enaltecer o trabalho da CWBUS e disse que o principal objetivo da entidade é usar a inovação para atrair passageiros para o transporte coletivo.

Gostou? Divulgue esse Artigo:

Comentários