Mobilidade sustentável: o que é e como promover.

Foto ônibus estacionado

Cada vez mais, a temática da sustentabilidade tem ganhado espaço nas discussões sociais. O século XXI, desde seu início, tem sido permeado com a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade em sua totalidade. E isso tem se acentuado bastante nos últimos anos com os novos dados sobre o aquecimento global e assuntos relacionados.

No Brasil e em outros locais do mundo esta preocupação tem se traduzido em diversos pontos de discussão, inclusive, a mobilidade sustentável. Se você ainda não está por dentro do tema e quer saber mais, continue a leitura com a gente!

O que é mobilidade sustentável?

A mobilidade sustentável é um termo que vem para contrapor o já concebido modelo de deslocamento dos transportes tradicionais.

É uma definição que leva em seu núcleo o conceito de sustentabilidade, mas não uma sustentabilidade qualquer, e sim aquela que busca suprir as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras.

Ou seja, é pensar em uma nova forma e novas possibilidades de deslocamento que levem em conta o bem-estar de todo o meio ambiente para gerar cidades mais sustentáveis.

Nessa abordagem, é preciso considerar não só o deslocamento das pessoas pelas cidades, mas também o deslocamento das mercadorias que são necessárias para a manutenção da vida todos os dias.

Vantagens da mobilidade sustentável.

Entenda alguns benefícios práticos da mobilidade sustentável:

Redução na emissão de poluentes.

A mobilidade sustentável impulsiona o uso de veículos que utilizam combustíveis com energia mais limpa, como etanol, biometano e eletricidade, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa e poluentes na atmosfera.

Melhora dos fluxos de trânsito.

Com menos veículos de uso individual nas ruas e mais transportes coletivos e compartilhados, é possível reduzir a quantidade de engarrafamentos nas ruas e melhorar o fluxo geral do trânsito.

Otimização do tempo no percurso.

A diminuição de engarrafamento vinda da mobilidade sustentável gera menor tempo gasto no percurso e mais qualidade de vida para todos os cidadãos.

Mais segurança na mobilidade.

Da mesma maneira que a mobilidade sustentável melhora os fluxos de trânsito e otimiza o tempo de percurso, ela também diminui a possibilidade de acidentes, já que teremos menos veículos circulando nas ruas.

Exemplos de mobilidade sustentável.

Ônibus elétrico da Eletra que começou a ser testado pela Prefeitura de Curitiba

Existem diversas alternativas de mobilidade sustentável que podem ser implementadas na rotina para garantir todas as vantagens para as cidades e seus habitantes. Algumas delas são:

  • Uso de transportes coletivos, como ônibus, metrôs, trens, bondes e outros meios de transporte coletivo que auxiliam, e muito, a conquistar uma mobilidade urbana com deslocamentos mais sustentáveis e benéficos. É uma das melhores alternativas nos dias de hoje para ter uma mobilidade mais sustentável.
  • Abastecimento de veículos com combustíveis limpos e/ou renováveis, como etanol, biometano ou eletricidade.
  • Bicicletas, patins e patinetes não emitem gases poluentes e ajudam a diminuir o trânsito nas ruas.
  • Redesenho urbano usando, por exemplo, o projeto “cidades de 15 minutos”, desenvolvido em Paris, onde todos os serviços essenciais ficam a no máximo 15 minutos a pé das residências.

Conheça outras recomendações da CWBUS sobre o que precisa mudar no transporte público do Brasil para termos uma mobilidade sustentável e um futuro com benefícios de sustentabilidade para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *