Curitiba: transporte público que é referência no Brasil e no mundo

Curitiba: transporte público que é referência no Brasil e no mundo
ônibus biarticulado vermelho na estação central em Curitiba

O transporte público de Curitiba sempre foi um exemplo para cidades em todo o mundo. Desde a criação do BRT (Bus Rapid Transit) em 1974, até os recentes testes com combustíveis renováveis, a capital paranaense mostra como políticas públicas focadas em mobilidade urbana podem transformar o deslocamento nas cidades. 

A CWBUS apoia boas práticas de mobilidade urbana, tanto em Curitiba quanto em outras cidades do Brasil e do mundo, promovendo o constante aprimoramento do transporte coletivo.

Confira alguns dos principais fatores que fazem da cidade uma referência em deslocamento sustentável.

Dados do transporte público de Curitiba

Curitiba permanece como um modelo de eficiência no transporte coletivo, com uma frota de aproximadamente 1.164 veículos em circulação por mês. 

O sistema atende uma média de 14 milhões de passageiros mensalmente, sendo cerca de 12 milhões pagantes. Os números destacam a importância do transporte público na cidade. 

Entre os usuários, a média de avaliação do serviço é de 7,78; segundo o Diagnóstico do transporte coletivo de Curitiba, realizado pela CWBUS em parceria com a Hotmilk. 

Para os passageiros, os principais pontos positivos são a forma de pagamento e a velocidade do transporte. Já as dificuldades apontadas incluem superlotação e problemas de seguranças.

Por que Curitiba é referência no transporte público?

Curitiba se tornou referência em transporte público no Brasil e no mundo por suas políticas públicas que priorizam a sustentabilidade, agilidade e facilidade de deslocamento dos passageiros. 

E não é para menos: a cidade foi premiada nos dois rankings mais importantes de smart cities do mundo, em menos de um ano!

Curitiba se diferencia não somente pela criação do BRT, mas também pelo investimento em tecnologias diversas, como ônibus elétricos e híbridos e o uso de combustíveis renováveis, que contribuem para a redução das emissões de carbono. 

A integração entre o sistema de transporte público e o planejamento urbano mantém a eficiência e atende às necessidades da população em constante crescimento.

Planejamento urbano

As vias principais de Curitiba foram projetadas para acomodar corredores exclusivos para os ônibus, conectando áreas centrais e bairros distantes. 

O sistema é interligado por estações-tubo e terminais de integração, onde os passageiros trocam de linha sem precisar pagar uma nova tarifa, garantindo deslocamentos rápidos entre diferentes regiões da cidade. 

BRT

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte público de alta capacidade, criado para oferecer rapidez e eficiência no deslocamento de passageiros. 

Desenvolvido em Curitiba na década de 70, durante a gestão do urbanista Jaime Lerner, o BRT foi pioneiro mundialmente ao combinar a flexibilidade dos ônibus com a robustez de sistemas de transporte de massa. 

Nesse sistema, os ônibus não compartilham espaço com outros veículos e utilizam as estações-tubo, com embarque e desembarque em nível, agilizando o fluxo de passageiros. 

Estações-tubo

Foto de estação tubo no centro de Curitiba

Texto alternativo: Foto de estação tubo no centro de Curitiba

As famosas estações-tubo são praticamente um elemento identitário de Curitiba. Criadas na década de 90 por Jaime Lerner, se diferenciam pelo formato e pelo foco no conforto do usuário. 

As estações são cobertas para proteger os passageiros do sol, da chuva ou de tempestades. Elas também permitem a compra antecipada de bilhetes, diminuindo as filas e otimizando o processo de embarque.

Com a divulgação de boas práticas e inovações, a CWBUS busca contribuir para um futuro mais conectado e eficiente no transporte público. 

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