Índice
ToggleOs protestos de 2013 e a queda acentuada de passageiros após pandemia deixaram claro que a população está descontente com o transporte público no Brasil.
Além de prejudicarem a qualidade do serviço, que é um direito do cidadão, os problemas do transporte coletivo são uma ameaça à sustentabilidade e mobilidade das cidades.
Com menos pessoas utilizando o transporte público, mais automóveis circulam nas rodovias, resultando em um quadro caótico de congestionamento, acidentes de trânsito e poluição do ar.
Por isso, o transporte público no Brasil precisa passar por uma reformulação completa. E isso todo mundo sabe. Mas como fazer isso na prática? Continue a leitura para conhecer as propostas da CWBUS.
Soluções para melhoria do transporte público no Brasil
As principais queixas dos passageiros são o longo tempo de espera no ponto, a demora da viagem como um todo, a superlotação e o alto preço da passagem.
Por outro lado, essas melhorias exigem investimentos que os sistemas de transporte coletivo têm dificuldade de custear, por conta da baixa demanda de usuários e a rigidez dos contratos.
Diante disso, as propostas mais viáveis para a melhoria do transporte público no Brasil são:
Bicicletários e estacionamentos perto de terminais
A fim de fomentar a intermodalidade de transporte, instalar bicicletários e estacionamentos na região próxima aos terminais de ônibus. Garantir segurança a esses locais também é essencial.
Refazer levantamentos de origem e destino
Otimizar as frotas de ônibus, equacionando demanda e oferta, por meio de um mapeamento da cidade com seus principais pontos de origem e destino.
Buscar receitas extratarifárias
Diversificar as fontes de receita do sistema de transporte coletivo, explorando áreas comerciais e espaços de publicidade (busdoor, backbus e sanca, por exemplo) nos ônibus e terminais. Incluir no contrato a possibilidade de ofertar outros serviços, como transporte sob demanda.
Flexibilizar horário de trabalho do comércio e indústria
Elaborar plano de reescalonamento de horários das atividades do comércio e da indústria na cidade para reduzir a superlotação dos ônibus e o congestionamento do trânsito em horários de pico.
Reduzir uso de combustíveis fósseis
Fomentar o uso de combustíveis não fósseis e ônibus elétricos para evitar a emissão de gases poluentes e acompanhar as novas tendências de sustentabilidade.
Aumentar faixas exclusivas para ônibus
Criar faixas e corredores exclusivos para transporte coletivo a fim de acelerar o tempo de viagem, melhorar a segurança dos passageiros e reduzir os custos operacionais.
Saiba mais no Plano de Ação elaborado pela CWBUS
Quer entender melhor cada uma dessas propostas e outras soluções sugeridas pela CWBUS? Faça o download do Plano de Ação desenvolvido pela CWBUS para o transporte coletivo de Curitiba.
Conte conosco para inovar a mobilidade urbana e melhorar o transporte público no Brasil!